terça-feira, 9 de setembro de 2014

Melhora a qualidade do ensino em Senador Guiomard

O Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Pesquisas Anysio Teixeira – INEP, divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Na divulgação dos dados referentes à educação municipal, as escolas de Rio Branco alcançaram a média de 5,5, enquanto Brasiléia obteve 5,2 e Senador Guiomard 5,1.



A nota foi comemorada pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, que dizem que os investimentos na área educacional possibilitam o alcance das metas. Nos últimos anos as escolas foram ampliadas, reformadas e modernizadas, é o que afirma o Secretário Joziano Martins.

Em 2007 a média da cidade foi de 3.6, no ano de 2009 deu um salto para 4.7, já em 2011 manteve o mesmo percentual. Em 2013 superando as expectativas de melhoria alcançou a média de 5,2, ocupando assim a terceira colocação no estado, no que se refere a educação municipal.

No contexto dessa média, está a escola municipal Manoel Gonzaga superou média do ano de 2013, alcançando o percentual de 6,2, previsto para o ano de 2019. Na SEMED a explicação para o percentual geral da nota, é metodologia usada pelo Ministério da Educação. Segundo a técnica em Rute Ramos, o INEP faz a soma de todas a notas da rede e divide por 2 para alcançar o percentual geral. 

O gestor da Secretaria Municipal de Educação afirma ainda que investiu-se na formação de professores, através do Programa de Letramento - PRÓLETRAMENTO, que melhorou a capacidade de ampliar metodologias do ensino básico do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

*Matéria e gráfico apresentado ao professor Gilberto Ávila do Curso de Jornalismo - UFAC

Nenhum comentário: