Ao longo dos 15 anos em que resido no município de Senador Guiomard ou Quinari como é chamado, nos dedicamos a compreender parte da nossa história, nas poucas fontes que são oferecidas.
Pois bem, percebo que ao longo desses anos o nome Quinari segundo o historiador Arnaldo Francisco teve duas origens e vem resistindo e se mantendo vivo na memória do nosso povo, demonstrando que nem sempre o processo de civilidade política é aceito.
Arnaldo Francisco de Souza assegura que a palavra Quinari tem duas origens. A primeira estaria relacionada com as questões indígenas, tendo inclusive também ligação com águas claras e muitas palmeiras. Em outra linha o historiador diz que o “gentílico” foi em virtude de uma árvore denominada Quina-quina.
O que traz à discussão através desse artigo é uma rápida consulta ao livro de Darci Ribeiro, denominado Cultura Brasileira, o que é como se faz. Esse autor debruça em suas páginas sobre os diferentes formatos de cultura e nos convida ao raciocínio sobre o nome da nossa cidade.
Na fundação do município, o mesmo segundo a história era chamado de Vila Quinari. Após as adequações administrativas o ex-senador Guiomard dos Santos foi homenageado por ter lutado pela emancipação política da cidade, e o nome oficial tornou-se Senador Guiomard.
O conceito de cultura que mais é levado em consideração na universidade é constante no livro Um pouco de filosofia da cultura brasileira que afirma que “cultura seria a totalidade criadora”, já a civilização “a fase desagregadora, a própria decadência”.
Mediante esse contexto chegamos no x da questão. Embora nossa cidade tenha sofrido um processo de civilização, a cultura não foi deixada de lado e a palavra “Quinari” é fruto da resistência política de nós moradores que amamos nossa cidade e sua especificidade.
Nenhuma cidade do estado dispõe de um nome oficial e um apelido. Embora saibamos que o nosso “apelido” tenha uma raiz cultural histórica que fora desrespeitada pelo processo de civilização política que o estado faz.
Publicado em 13 de abril de 2015.
Gilberto Moura
Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Senador Guiomard, Teólogo, Historiador e estudante de Jornalismo da UFAC.
Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Senador Guiomard, Teólogo, Historiador e estudante de Jornalismo da UFAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário