
Mudança faz parte das novas regras anunciadas para o crédito consignado.
Cartão de crédito para aposentados tem juro máximo de 3,7% ao mês.
O governo vai permitir que os aposentados e pensionistas do INSS utilizem 10% da sua renda mensal para o pagamento de despesas com um cartão de crédito com juros menores.
As taxas de juros do cartão de crédito para aposentados foram fixadas pelo governo em até 3,7% ao mês. O valor está abaixo das taxas cobradas no mercado, que superam os 10% ao mês. Os bancos não poderão cobrar taxa de manutenção ou anuidade, apenas uma taxa de emissão no valor máximo de R$ 15,00.
A medida deve compensar a redução de 30% para 20% o limite de crédito para os empréstimos consignados anunciada nesta segunda-feira (7). O INSS também aumentou o prazo dos financiamentos de 36 para 60 meses.
O limite de crédito no cartão pode ser de até três vezes o valor da renda mensal. Mas apenas o valor correspondente a 10% da renda poderá ser descontado.
Segundo o INSS, esse tipo de cartão já existe, mas havia pouco interesse pelo produto, já que o limite de crédito do cartão comprometia o uso do consignado. Agora, as duas coisas estão separadas.
Hoje, 53 bancos oferecem o crédito consignado, sendo que 40 têm autorização para emitir o cartão de crédito. Mas apenas seis bancos possuem hoje o produto, que é utilizado por pouco mais de 100 mil aposentados em todo o país.
A alteração deve entrar em vigor na próxima quarta-feira (9). Por causa da mudança, os novos financiamentos estão suspensos desde a última quarta-feira (2).
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário