Tribunal de Contas já tem os seus inelegíveis para eleições de 2008.
A lista negra por má prestação e que pode tornar alguns candidatos inelegíveis é composta por nomes de políticos velhos conhecidos da população do Acre. Alguns destes políticos citados são pré-candidatos a sucessão municipal. . A possibilidade da inelegibilidade de algumas dessas pessoas começa a movimentar os bastidores da política acreana.
Toinha Vieira, pré-candidata à prefeitura de Sena Madureira, é uma das pessoas que tem o nome citado por irregularidades na prestação de contas da época em que foi prefeita. A possibilidade de Toinha se tornar inelegível movimenta os bastidores da política com relação à sucessão municipal de Sena Madureira, um dos maiores colégios eleitorais do Acre.
Informações dão conta de que Toinha é bem aceita em seu município. Em caso de ela não estar apta ao pleito, os articuladores se sua candidatura terão que arranjar outro nome a sua altura para a sucessão. Outro nome de consenso não seria fácil de arranjar, é o que dizem políticos de lá.
O trabalho em torno do nome de Toinha conta com muitos apoiadores. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem se articulando desde o ano passado, visando às eleições municipais de outubro. A sigla está costurando alianças com outras agremiações, como PMDB, DEM (Antigo PFL), PP e outros objetivando formar uma unidade em torno do nome da ex-prefeita.
A ex-prefeita é apenas um dos nomes citados por má prestação de contas e que tem ligação direta com a sucessão municipal no interior do Estado. Não apenas citado por irregularidades na prestação de contas, mas também fazendo parte da lista que será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral o ex-prefeito de Xapuri, Júlio Barbosa, é um dos inelegíveis de acordo com a lista do TCE.
De acordo com vereadores da câmara municipal de Xapuri entre as irregularidades do ex-prefeito foram detectadas falsificações de decretos, despesa com pessoal e com terceirização de serviços acima do que é permitido em lei e descumprimento do valor que deve ser repassado ao Poder Legislativo. Na prestação de contas do ex-prefeito Júlio Barbosa também não constam os decretos de suplementação orçamentária.
Fatos como estes descarta um possível retorno político do ex-prefeito de Xapuri.
Entre outros nomes de políticos envolvidos com má prestação de contas está: Jasone Ferreira Silva, ex-prefeito de Tarauacá, Luiz Pereira de Lima, ex-prefeito de Plácido de Castro.
A lista de inelegíveis será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com o presidente do Tribunal de Contas a palavra final com relação à inelegibilidade será mesmo do Poder Judiciário por conta da nova legislação. Vale lembrar que as contas foram rejeitadas pelos conselheiros do TCE por apresentar irregularidades na contabilidade.
Outro sim que merece ser lembrado é o fato de que de direito as homologações das candidaturas para a disputa eleitorais só serão feitas nas convenções partidárias de julho.
Gina Menezes
Jornal O Rio Branco, Acre
Nenhum comentário:
Postar um comentário