terça-feira, 1 de abril de 2008

Parlamentares acreanos entram na onda da blogosfera.


A cada dia a internet se torna presente na vida de mais e mais brasileiros. Junto com ela os blogs, sites, portais de fácil manuseio e operação, se tornaram uma forma de livre expressão de pensamentos. Na falta de espaço nas mídias convencionais as pessoas recorrem ao mundo da blogosfera.

Os mais novos adeptos desta ferramenta são os deputados estaduais do Acre. A partir de uma moderna visão do atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), o novo site da Casa oferece um blog para cada um dos 24 parlamentares.

Estes blogs têm servido para verdadeiras expressões dos posicionamentos políticos e partidários dos legisladores estaduais. E os que mais têm recorrido à internet são os da base de oposição. Isso se explica pela falta de espaço que os mesmos sofrem na imprensa local, por conta da censura que o governo impõe. O ainda líder do PDT, Luiz Calixto, aproveita ao máximo esta nova ferramenta e a tem usado para expor suas denúncias contra os petistas do Palácio Rio Branco e outros algozes.

Explica-se o “ainda líder”, já que o empresário Narciso Mendes articula para entregar os pedetistas para a Frente Popular do Acre – FPA. E este foi um dos assuntos mais explorados por Calixto em seu blog. Do outro lado, a base governista também usufrui do livre espaço onde quase tudo pode-se dizer. O líder do governo, Moisés Diniz (PC do B), usa a internet para refutar as criticas feitas pela oposição mostrando os feitos do governo com dados oficiais.

Já o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, encheu o seu blog de ferramentas para manter maior interatividade com seus leitores e eleitores. Da Casa é o deputado que mais se preocupa em abastecer o blog com textos novo e atualizados, fotos e vídeos. Mas o presidente da Aleac não se preocupa somente consigo. Ele quer que no mínimo 15 parlamentares mantenham seus blogs com conteúdo.

Alguns parlamentares, na falta do que mostrar, simplesmente não postam um único conteúdo. Para incentivar o uso destes blogs, a Presidência da Casa está oferecendo cursos para a atualização dos blogs, tanto para os próprios deputados como para seus assessores. E olha que o professor dos deputado é nada mais nada menos do que o mais conhecido e polêmico blogueiro do Acre: Altino Machado.

Além de expor seus ideais, estes blogs vão servir, principalmente, para que os eleitores acompanhem de forma on-line a atuação de seus deputados. Os blogs também têm servido como fonte para a produção dos jornalistas políticas do Estado e, assim, enchcer suas colunas de fofocas.

Aos poucos esta nova forma de comunicação está deixando os tradicionais jornais, tvs e rádios sem a atenção que antes tinham. Eles hoje são apenas mais uns no meio da globalização e já não impõem mais tanto pavor aos políticos, que muita vezes cederam a chantagens e armações.

Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

Nenhum comentário: