quarta-feira, 28 de maio de 2008

Avaliando a conjuntura politica do Quinarí.

Inicio

Em 2004, o Prefeito Celso Ribeiro venceu a candidata pelo PT Zenillda Barbalho. A derrota se deu por falta de estrutura e até mesmo unidade das forças politicas que faziam parte da Frente Popular do Acre. Após essa vitória de Ribeiro, que era oposição a Frente Popular, claro e evidente ficou algumas cincatrizes abertas tanto no coração petista quanto no comunista que mais uma vez mostrou que o municipio repudia candidatos de esquerda.

Sentou

Após alguns meses o ex - governador Jorge Viana e o Senador Tião Viana com intuito de ganhar mais um prefeito para a FPA sentaram - se com o Prefeito Celso, que acabou saindo do então PPS de Márcio Bittar e compondo a aliança vermelha no ex - PL, hoje PR. Lá na alta da FP já nãohávia mais feridas, mais só que aqui no municipio apenas o grupo do Professor Adonay Brito havia se "convencido" de que deveria apoiar Ribeiro, enquanto o PCdoB e parte do Partido dos Trabalhadores não aceitavam a aliança de um ex -inimigo agora aliado.

Eleição Estadual e Federal

As eleições estaduais de 2006, foi histórica na politica de Senador Guiomard, onde Celso Ribeiro (PR) conseguiu unir todos os grupos do PT e o própio PCdoB com um único objetivo de apoiar o Governador Binho Marques. Na verdade o PT ainda não havia assumido de público apoio a Celso Ribeiro, a não ser o vereador Alcy Brito que saiu do PT e foi para o PSB, já que o PT ainda era dominado por Zenilda Barbalho e Manuel Lima, que não aceitavam a alinça do PT com o atual Prefeito. Em 2007 a partir de uma articulação do Deputado Moises Diniz (PCdoB) os comunistas de Senador Guiomard passaram a fazer parte da administração de Celso Ribeiro e da base de sustentação na Câmara.

Apoio em Parte

Em 2008, o PT verdadeiramente assumiu apoio a gestão de Ribeiro e sua participação no Governo após o grupo do vereador Alcy ocupar a direção petista no municipio seguindo a orientação da Frente em Rio Branco que diz o seguinte: "onde tiver um Prefeito da FPA de qualquer partido integrante que ajudou os mesmos em 2006 a determinação é apoiar em gratidão a eleição do atual Governador Binho Marques". Acontece que o grupo de Zenilda e Manuel deu lugar ao grupo do Professor Adonay e seu irmão Alcy Brito que tomaram o partido e alguns cargos estaduais existentes no municipio. Enfim o PT afirmou apoio e passou a fazer parte da administração ocupando a Secretaria Municipal de Educação.

Resumindo tudo

Faltando aproximadamente 40 dias para a escolha do vice de Ribeiro os partidos PT e PCdoB estão indicando nomes para compor a chapa majoritária com Celso. A oposição nesses fatos importantes não se destacou e nem fez nenhum movimento politico, pois não conta com base na Câmara e muito menos com movimentos sindicais. Acontece que a FPA vive o dilema chamado vice e a oposição comandada por James Gomes vive a solidão de aliados que nãoi possui peso politicopara a eleição deste ano.


*Breve histórico do Processo Politico do Quinarí
*Gilberto Moura.

Nenhum comentário: