terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estou postando o artigo do Blogueiro Jairo Carioca que serve como uma reflexão para os moradores de Senador Guiomard


Eu peço licença aos leitores deste blog para fazer uma análise bem particular sobre as eleições em Senador Guiomard, que serve, certamente, para outras avaliações em todo o Estado. Escolhi a terra do amendoim, certamente, pelos inúmeros amigos e leitores deste blog, nesta cidade em que costuma-se dizer que tem "muros baixos".

Bem, por lá amadurecimento político ainda é um fato longe da realidade. Embora a população seja extremamente barrista, isso não vale quando o assunto é voto. Para se ter uma idéia, dos votos válidos, 11.810, apenas 3.075 foram creditados aos quatro candidatos da terra: André Maia (PT) 1.399 votos, Ocenilza Saraiva (PC do B) 630 votos, Zé Carlos (PTN) 550 votos e Sebastiao Braga (PMN) 496 votos.

Outros, 8.735 votos foram dados para os chamados “pescadores”. Candidatos que aparecem na cidade de quatro em quatro anos. Entre eles, a candidata do prefeito James Gomes, Marileide Serafim (PMN), obteve somente no Quinari, 845 votos, cerca de 7,21% dos votos válidos.

Num péssimo exemplo, o prefeito James foi o que mais contribui para o município ficar sem um representante no parlamento estadual. 

Sua maior aposta para Câmara Federal, Solange Pascoal (PMN), também embarcou nesse projeto e fez dobradinha com Marileide em Sena Madureira. Solange, porém, não tem muito o que reclamar, teve expressiva votação na cidade: 4.299 votos, cerca de 35,41% dos votos válidos. 

Em todo o Estado, com a ajuda de Petecão, Solange teve 10.513 votos, o correspondente a (3,08%). Quase ia para Brasília. É a primeira suplente da oposição. Mas se avaliarmos que outros 7.511 votos para deputados federais foram dados a outros projetos, concluímos que a falta de amadurecimento do eleitorado guiomarense também atrapalhou a cidade no âmbito federal, um dos mais importantes, de onde vem os recursos para asfalto, habitação, saúde, educação e infra-estrutura.

Mas não foi apenas James Gomes que contribui nesse processo que os desportistas chamariam de falta de amor à camisa. 

A deputada Dinha Carvalho (PR), que já sentiu na pele a falta de apoio em sua própria terra, transferiu 115 votos para o Santiago (PP). Embora poucos para quem foi transferido por uma deputada com mandato, foram mais votos do que os transferidos ao candidato de seu partido, Helder Paiva, que pescou inexpressivos 84 votos, avaliando-se que metade do eleitorado de Senador Guiomard é evangélico. A filha da terra, Antônia Lúcia, arrebanhou 553 votos para sua eleição de federal.

Na computação geral, o município ficará mais uma vez, por longos quatro anos, sem nenhum padrinho político em Brasília e nem no Acre. 

Quero com isso apenas chamar atenção do nosso eleitorado da importância de estarmos dentro de um projeto que tenha como principal interesse, a nossa cidade. O que na minha visão não foi demonstrado pelo prefeito James Gomes ao apoiar uma candidata que trabalhará firme pelos interesses de Sena Madureira, assim como de alguns eleitores, que preferiram depositar confiança em quem vem ao município apenas de quatro em quatro anos ao invés de ter dado um voto aos candidatos da terra. 

Com a ajuda de James Gomes, Sena Madureira tem agora 3 deputados estaduais: Toinha Vieira (PSDB), Gilberto Diniz (PTdoB) e Marileide Serafim (PMN). Não se admirem se o prefeito tucano resolver sair candidato a prefeito de Sena Madureira.

Bem, fora esse fato, o outro fator que contribui na eleição de nossos candidatos a estadual foi a falta de expressão. O grande vencedor nestas candidaturas foi Sebastião Braga que sem mandato, teve expressivos 496 votos, quase a mesma votação do deputado Zé Carlos. Ocenilza Saraiva repetiu sua votação de vereadora, quando foi a mais votada. 

Para André Maia, as urnas mostraram que ele rende mesmo como dentista. 1.399 votos num universo de 11 mil, não lhe credencia como potencial candidato a prefeito. Prevaleceu a velha politica anti-petista que impera em Senador Guiomard.

Quatro anos é muito tempo para ficar sem nenhum representante. 

Está na hora de se construir novamente uma agenda positiva para nossa querida Senador Guiomard.

Um comentário:

Denilson Almeida... disse...

Isso e verdade emquanto aqui fica sem representantes as demais cidades consegue eleger ate dois,mostrando união e força..e uma vergonha quinari ...