quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Relativizando com Roberto da Matta

Roberto DaMatta busca fazer um paralelo entre as ciências naturais que realizam pesquisa e estudos em ambientes fechados e as ciências humanas que buscam em ambientes sociais respostas que segundo ele não são únicas.
Sabe-se que as ciências naturais estudam fatos simples tendo como matéria prima o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica. As ciências sociais estudam fenômenos complexos, não sendo fácil isolar causas e motivações exclusivas, sendo difícil desenvolver uma teoria capaz de apresentar resultado final.
Quando o cientista social realiza pesquisa ele deve liberta-se do seu “eu” e buscar relacionar seus modos de vida com a vivência da pesquisa, ou seja, no fundo a antropologia social requer do pesquisador a libertação do preconceito, da forma de ver os modos de vida do outro, “(...) fazer antropologia é realizar essa transformação familiar em exótico e do exótico em familiar”. (DaMatta R. p.14)
Nas ciências sociais trabalhamos fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente. (DaMatta R. p.22) Com essa afirmação,  o autor compreende e convida a todos os estudiosos para a realização de estudos sobre as diferentes culturas existentes na comunidade.
DaMatta afirma que os acontecimentos que formam matéria prima para o estudo das ciências sociais são fenômenos complexos, impossíveis de serem reproduzidos e que devem ser observados. Em seus exemplos o autor afirma que “podemos observar funerais, aniversários, rituais de iniciação, trocas comerciais, proclamação de leis e, comum, pouco de sorte, heresias, perseguições, revoluções, e incestos”. (DaMatta R. p.22)
Diz o autor que além de não podermos reproduzir acontecimentos, temos que saber conviver com a nossa posição, biografia, educação, interesses e preconceitos no estudo da cultura do nosso próximo.
“Ver-se desse modo que a resposta cultural é muito diferente da instrumental” diz o autor em mais uma citação sobre a nossa forma de compreensão e para concluir, “Por isso é que o estudo da Antropologia Social será sempre o estudo das diferenças, plano efetivo e concreto em que a chamada humanidade se realiza e torna possível”. (DaMatta R. p 34)
Com base na citação do autor, chegamos à conclusão que todo estudo de relativização apresentado está embasado na observação e comparação das diferenças culturais e no pleno respeito dos diversos modos de viver.

*Trabalho apresentado ao professor Leonardo- Antropologia Social - UFAC

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