quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Uma avaliação dos jornais de Senador Guiomard



Francisco Aquinei Timoteo Queiroz[1]
(Universidade Federal do Acre)
Gilberto Moura Santos[2]
(Universidade Federal do Acre)

Resumo:
No presente artigo o foco de análise é a relação entre políticos e jornais do município de Senador Guiomard, e os interesses em jogo, ante o imperativo de veiculação de um noticiário ético e credível.


Palavras chaves: Jornalismo; política; comunicação de massa; jornal.

1.                  Introdução:
1.1- Os meios de comunicação social e suas relações com o poder
O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa supriu e minimizou a importância da presença de público no testemunho de acontecimentos, especialmente, no plano político. Com isso, o jornalismo passou a compensar essa ausência, mediante o relato do fato, ocupando assim papel de relevo na política, chegando a integrá-la numa convergência de processos políticos ideológicos.
Em função de ser a política um campo de interesse público, o que consequentemente interessa ao jornal, o veículo apropria-se do discurso e, de maneira discreta, passa a fazer parte do processo estabelecido entre os atores do processo político e os leitores.
Há quem acredite que a imprensa é o “quarto poder”, em virtude da afirmação de que o jornalismo assume a transposição da praça, no caso específico, o jornal imprenso, quando se reproduz o discurso assumindo um lado político.
Dentre os diversos segmentos midiáticos, o jornalismo impresso tem especial importância, e repercussão na área política, com laços historicamente firmados e legitimados.
Para analisar  a relação dos jornais com o poder, é necessária uma retrospectiva do passado. A Gazeta do Rio de Janeiro teve suas edições imprensas pela corte, e Hipólito da Costa, com o Correio Brasiliense, começou independente. Entretanto, mais adiante, descobriram que este recebia dividendos para livrar a Coroa das críticas nas publicações.
Ao longo do processo histórico entre jornalismo e política, um elo interativo, num complexo e intricado sistema de ação e reação que acaba expresso no que chamaremos de atitude noticiosa, ou seja, um relato que objetiva obter repercussão.
Em Senador Guiomard, cidade distante vinte e quatro quilômetros da capital, se se fez análise de duas edições dos jornais: o Quinari Notícias que possui publicação semanal, e O Correio do Quinari, publicado quinzenalmente.


[1] Professor especialista e titular do Curso de Jornalismo, ministrante da disciplina de Fundamentos de Jornalismo
[2] Discente do curso de Comunicação Social/Jornalismo

Nenhum comentário: