quinta-feira, 18 de junho de 2009

Em defesa da educação.


Amigos escrevo esse artigo para relatar a cerca do grande abacaxi que o Professor Luiz Carlos está tendo que descascar frente a Secretaria Municipal de Educação.

Primeiro, no ano passado a gestão do Ex – prefeito Celso Ribeiro realizou eleições para Diretores de Escola onde foram eleitos diretores de escolas municipais ligados ao Partido dos Trabalhadores e ao Partido da República.

Eu na época alertei alguns membros da equipe do Prefeito James em relação a possíveis boicotes por parte de alguns diretores e isso com o passar do tempo aconteceu.

No inicio do ano eu lembro que o Jornal Quinari Noticias publicou o Calendário Escolar que foi debatido e aprovado pelas escolas do estado e do município.

Na escola Brigadeiro aconteceu um fato que merece nossa atenção. A direção da referida escola resolveu feriar junto com seu corpo funcional em um dia letivo previsto no calendário escola anteriomente aprovado pelos mesmos.

E ai o Professor Luiz Carlos em minha opinião dentro de sua responsabilidade de Secretário Municipal de Educação cortou o ponto de todos os servidores.

A atitude foi correta em minha opinião, o mesmo segundo informações pediu o ponto da professora Cláudia para ver quem estava de serviço no dia, mais a mesma no seu perfil autoritário não mandou tal documento.

O fato do Secretário ter cortado o ponto é uma atitude louvável e merece nossos elogios.

No município alguns profissionais da educação julgam – se donos da lei, desrespeitam ordens e querem passar por cima de tudo e de todos.

Eu particularmente conheço muito bem juntamente com outros amigos as atitudes mesquinhas de alguns membros da Direção da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes que dizem não misturar política com educação, mais na prática são os primeiros a fazerem de um copo d´ agua uma tempestade.

De: Gilberto Moura

9 comentários:

BLOG DO CARIOCA disse...

A Escola tem que ser livre e soberana. Se o corpo de funcionários entendeu que feriar não atrapalharia o ano letivo, porque não feriar? Será mesmo que um dia de folga compromete todo o ano letivo?

Isso para mim chama-se perseguição, ou melhor, falta do que fazer!

Anônimo disse...

Gilberto:

Vou lhe dar um puxão de orelha. Se não quizer publicar meu comemmt não publique.
Meu querido, você que que trilha no caminho do jornalismo não pode misturar questão pessoal com profissionalismo. Você esta colocando em questão, problema pessoal que você tem com o responsavel pelo núcleo estadual e sua esposa. Meu amigo, "não venda sua alma ao diabo" meramente por quizíla. Credibilidade é difícil conseguir, mas para perde-la é só um suspíro na hora errada. Se você quer se esbilizar nesta campo do jornalismo, fassa corretamente desta agora.
Não vou entrar no mérito da questão que você postou, mas para quem te conhece como eu conheço, você esta colocando uma pendenga em jogo e não a razão!!!

Estou sentindo falta docê no meu blog.....

Abs.

Editor disse...

Caro Jairo Carioca a escola tem ter liberdade e também da liberdade. Alguns membros da Direção da escola Brigadeiro falam de democracia e na prática são os maiores ditadores.

É por causa desse um dia letivo que vc fala que nós alunos (quando eu era) que estudavamos aos sabados.

Caro Simei penso que ao publicar seu comentário minha credibvilidade só aumenta, porém quando falo da escola Brigadeiro falo de conhecimento de causa.

Eu quase apanhei na eleição de Diretor da Referida escola, destesque hoje pedem democracia.

Portanto o blog é o nosso diário e nele colocamos o que é aceito por nós ou não.

Eu diante de algum conhecimento de causa e conhecendo o perfil do Professor Luiz Carlos, nesse pouco tempo que o mesmo esta aqui acho que ele acertou.

Anônimo disse...

Caro Giberto:

Sua consciência é seu guia. Fassa tudo que você ache que sua consciência manda, não estou aqui no seu espaço para provocar ofensas. Teu caminho profissional é umas da que forma opinião, por isso acho que a coisa tem quem sempre no campo da PROFISSÃO. Aproveite seu blog da forma que você ache que tem que ser mesmo, pois é seu.
Porem tome cuidado para não cair no descrédito, descrédito mancha a imagem da pessoa e você tem uma função importante de informar, e a informação tem que ser lavada a sua clientela mais transparente possivel.

Abs.

Editor disse...

Diante seus comentários quero expressar minha gratidão pelos mesmos que visam me ajudar nessa caminhada.

Forte abraço.

Anônimo disse...

gilberto, realmente me solidarizo com o secretário de educação profº Luiz Carlos, pois a então equipe gestora da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, desde o inicio da gestão do secretário vem criando barreiras e dificultando os trabalhos educacionais no município, uma vez que aprovaram o calendário escolar, se comprometendo em cumprí-lo, e quando se fala em autonomia a mesma existe até onde é permitida, pra isso que existe regras, acordos e negociações, mas no dia do feriado a equipe da SEMED ligou para todas as escolas informando que seria um dia letivo normal, como os próprios diretores sugeriram na hora da aprovação do calendário escolar 2009, e mesmo assim, passaram por cima do secretário, da equipe da SEMED, e passariam se fosse de interesse destes por cima dos vereadores, prefeito, deputados e até do presidente... No inicio do ano teve um problema com a orientadora pedagógica, pois de acordo com a nova Lei de Gestão do município, aprovada em fevereiro/09, o diretor escolhe esse funcionário baseado no seguinte prérequisito: Formação em Pedagogia Plena... A diretora fez um bafafá até que o "terrível e perseguidor" secretário, num ato de profissionalismo e compreensão permitiu que a atual orientadora formada em Letras assumisse tal função....ou seja, só o secretário deve ser flexível a acatar o que deseja a equipe gestora da escola? Destacamos que nossa querida Reginalda que faz parte desta equipe, não é conivente com essa situação e inclusive é criticada severamente por isso...Que democracia né? É pra falar então vamos ser justo!

Anônimo disse...

Essa discussão entre Simei e Gilberto, não leva a nada, se não, vejamos: O Simei um aprendiz de escrivinhador, faz colocações errôneas e sacrifica o nosso português, além é claro de gostar de aparecer; Quanto ao nobre bloguista Gilberto, faz colocações de acordo com a sua conveniência,sem levar em conta o mérito das questões, isso até se justifica, uma vez que o mesmo está procurando espaço para sua candidatura a nossa câmara municipal. Que tal os dois se empenhassem no campos da idéias de uma Quinari melhor.

Anônimo disse...

Anônimo - 18/06 - as 16:32

Prezado Anônimo, você tem razão, a gente quando esta digitando peca mesmo em teclar a letra errado, mas isto faz parte. Não acho tão importante assim ao ponto de você fazer esta observação....

Porem meu querido, acho que você não me conhece por achar que quero me aparecer. E outra coisa, o dono do blog sabe porque falo com ele nestes moldes, se não eu não faria tal comentário.

Uma coisa pode estar certo, entre a sua observação e a coragem de cada um, eu não coloco nenhuma letra em qualquer blog que não tenha meu nome, errado ou certo estou aqui para ser corrigido se for o caso. Diferetemente de você que se esconde no anonimato para ter coragem de criticar alguém.

Quanto ao critério da postagem se eu tivesse que partido eu não faria, mesmo sabendo que o scretário de educação é um grande estudioso para estar naquela pasta.

Me referi ao Gilberto me preocupando com sua postura, me preocupando com a carreira que ele quer seguir.

Abraços.

Anônimo disse...

Gilberto no ar, quero fazer uma pergunta. me responda ok! Um professor tem um contrato de 16 horas de acordo com o concurso que fez e a LDB ( lei 9493/96) trabalha initerruptamente de segunda a quinta, cumprindo as 16 horas semanais e tem a folga na sexta-feira, é passivel de desconto de um dia de trabalho? pois foi cortado também o ponto dos servidores do brigadeiro que não trabalhavam na sexta-feira! Isso VÇ acha justo? Que a semed (PSDB) e os diretores do brigadeiro (PT) se entendam, mas vamos deixar os salarios dos servidores em paz! obrigado e continue assim, pois o quinari está precisando de comunicação aberta!