quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reportagem Especial: “A vida a base do álcool”

Quem assiste aos telejornais na TV sobre a Cracolândia fica preocupado e estarrecido com a situação, mais não imagina que diferente do problema existente na grande São Paulo, Senador Guiomard enfrenta um parecido, mais diferente já que se trata do álcool.

[Momento que eles exibiram o que tomam] A Seringueira do Miltão é um espaço familiar e histórico em Senador Guiomard, na gestão do Ex-prefeito Celso Ribeiro ganhou uma praça com bancos e iluminação e ficou agradável para receber as pessoas que curtem tomar uma cerveja.

Quem passa pela Castelo Branco já consegue ver que mais de 15 homens e inclusive mulheres viram a noite tomando álcool misturado com água, sendo que a cena se repete há mais de um ano.

Mediante o problema a reportagem do Portal Quinari foi conversar com os viciados que já possuem até um líder que mobiliza os demais para a compra da bebida.

Raimundo José, 48 anos, casado, pai de quatro filhos toma álcool misturado com água, diz que tem mais de 30 parentes, a noite vai para um banho nas proximidades do Sinteac e pela manhã volta para a seringueira.

[Homem dorme após dias bebendo álcool] Perguntamos se ele tinha o desejo de sair o vicio, ele contou que não é viciado e que quando vai trabalhar para curar a ressaca toma um litro de álcool e passa de meses sem tomar, mais quando retorna acaba voltando para o espaço onde seus colegas ficam.

Francisca de Assis, 50 anos, mãe de cinco filhos, separada, ela conta que chegou para a companhia dos colegas na sexta-feira, aparentou irritação, e disse que já fez o dever dela como mãe.

Dona Francisca foi mais além, ela contou que tem um filho de 18 anos, ele é evangélico e disse a ela que tudo isso vai passar, aproveitou ainda para da uma alfinetada dizendo que não precisava de jornal e não era viciada, pois aquilo representava um problema que estava passando, ela chegou a lacrimejar.

[Eles ficam sempre em grupo] Depois da reportagem onde eles aparentavam bom estado, mais exalavam um odor insuportável, mais na frente me deparei com uma cena impactante que chamou a atenção, um homem estava caído no chão com a cabeça sobre os tijolos que representava o travesseiro.

Conversamos com o Claudio, o administrador do Bar da Seringueira, ele disse que às vezes os bêbados ficam pedindo dinheiro, e outras pessoas oferecem uma cerveja ou até uma cachaça, mais eles recebem e depois vendem mais barato para comprar o álcool.

Muitas histórias aqueles homens e mulheres que ficam por ali tem para contar, mais uma se confunde com a outra e todos contam sobre dramas e decepções da vida e que precisam de ajuda e não encontram.

Senador Guiomard tem mais de 15 igrejas evangélicas, mais até agora não conseguimos registrar a tentativa de nenhuma na ânsia de ajudar aquelas vidas que podem ser salvas. O município também conta com uma rede serviços de assistência social que precisa mediante suas condições atuar na busca do resgate daquelas pessoas.

Da Redação do Portal Quinari

Em reportagem Especial Gilberto Moura

gilberto.editor@portalquinari.com

Nenhum comentário: