sábado, 2 de fevereiro de 2013

Hipólito da Costa e o Jornalismo

Essa semana na Universidade Federal do Acre, o professor da disciplina de Evolução da Comunicação Imprensa no Brasil exibiu um documentário sobre a história de Hipólito da Costa, um jornalista que se dedicou a profissão e tendo morrido muito jovem deixou um legado para os apaixonados pela comunicação.
De acordo com o documentário que fora exibido em sala de aula Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça foi o pai do jornalismo no Brasil, foi dele a iniciativa de criar o primeiro Jornal do Brasil o conhecido “Correio Brasiliense”.
Hipólito era quem escrevia, editada, imprimia e distribuía o Jornal que circulou de 1º de julho de 1808 a 1823 tendo editado 29 edições do jornal.
Fiquei atento durante o documentário exibido em sala de aula e na mente algo continuava a me encorajar sobre o jornalismo.
Quando nós iniciamos o Portal Quinari por sugestão da Ana Cristina, Edmir Gadelha Junior e André Paulino em determinada agenda de trabalho pela zona rural do Quinari no ano de 2010 não imagina a grandiosidade do projeto.
Semelhante ao Hipólito da Costa, considerado o pai do jornalismo no Brasil, após o documentário acabou me sentindo uma cópia do trabalho daquele homem que teve a coragem de produzir o primeiro Jornal no Brasil.
Talvez a minha diferença com Hipólito esta na religião. Ele servia aos quadros da Maçonaria e eu sirvo a um Deus vivo que me atende nas fraquezas da vida.

Nenhum comentário: