quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A miopia de parte dos comentaristas da rede social

Estou há dias estudando e buscando entender as redes sociais, mais parece que a cada comentário, cada texto publicado minha consciência crítica amplia e fico abismado com tanta cegueira.

De um lado gente tentando mostrar serviço, de outro, os comentaristas parabenizando sem se quer entender de políticas públicas ou mesmo ações legislativas. Quando escolhemos o tema voltando à miopia das redes sociais trazemos ao debate o fato de algumas pessoas elogiarem ações que são de deveres e atribuições de quem subscreve e ter determinado nível de conhecimento. 

É importante que se volte a pontuar alguns entendimentos sobre os papéis. Qual a atribuição do executivo? O Poder Executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo as leis previstas na Constituição Federal. 

Qual a atribuição do legislativo? Um dos papéis do Poder legislativo é o de elaborar as leis. Deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos pelo povo para representar o povo quando vão elaborar, discutir e votar as leis. Por isso, têm que conhecer muito bem as expectativas dos eleitores. Espera-se que eles trabalhem para cumprir as promessas de campanha e continuem a defender os ideais com os quais se comprometeram. O Poder Legislativo tem também a tarefa de acompanhar como o Governo está usando o dinheiro do povo. Nessa tarefa, o Legislativo é auxiliado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Pontuadas essas definições, qualquer elogio além disso, é colocar uma venda nos olhos e tentar se esquecer do que fora ensinado através das disciplinas de geografia, história, estudos sociais (no passado) e já no nível médio da filosofia e sociologia. 

Que se acabe essa miopia das redes sociais. Que as pessoas prestigiem as demais e não tentem transformar deveres em favores. 

Gilberto Moura Santos 
Jornalista do Portal Quinari

Nenhum comentário: